sábado, 15 de junho de 2013

MEU PRIMEIRO BEIJO - ANTONIO BARRETO

 1 - Ativação de conhecimento de mundo:

  1.1 -  Oralidade; questionamentos a partir do título do texto.

  • Quem já deu o primeiro beijo de amor?
  • Todo beijo é de amor?
  1.2 -  Antecipação e checagem de hipóteses: antes da leitura, trabalhar o bilhete que o personagem enviou para a menina.
  • Que tipo de menino usaria essas palavras num bilhete de amor?
  •  Por que o garoto assina Paracelso?
  2 - Localização e comparação de informações:
  • O tempo cronológico da narrativa.
  • Os codinomes/apelidos.
  • Indícios de “bullying” na história.
  3 - Produção de inferências locais e  globais:
  •   Qual é a provável idade dos personagens?
  4 - Recuperação do contexto de produção:

  • Informações sobre o autor e sua obra. (Lembrar que o texto é um fragmento do romance "Balada do primeiro amor".)
  • Revisão sobre as características da crônica.
  • Questionar semelhanças e diferenças sobre os relacionamentos dos adolescentes de hoje, em comparação ao dos personagens.
  5 - Percepção de relações de intertextualidade:
  •   Meu primeiro beijo – Clarice Lispector
  6 - Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas:

  •   Música: Já sei namorar- Tribalistas
  •   Análise das diferenças entre esses dois gêneros.

7 - Avaliação:

  • Pedir aos alunos que digam o que aprenderam com a leitura desse texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário