segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SIGLAS - LUÍS F. VERÍSSIMO

TEXTO: SIGLAS
AUTOR: Luís Fernando Veríssimo




OBJETIVOS
Levar o aluno a:
  Fazer uma leitura expressiva;
  Localizar informações explícitas e implícitas;
 Refinar o senso crítico;
  Perceber diferenças e similaridades entre textos diversos.
  (Público-alvo: 8ºs e 9ºs anos)

CONTEÚDOS:
Inferência;
Fruição;
Leitura dramática;
Pontuação;
Uso de dicionário.
 TEMÁTICA: Cidadania e política.

HABILIDADES
  Justificar o efeito do humor ou ironia produzido em um texto literário pelo uso intencional de palavras ou expressões;
  Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário, pelo uso intencional de pontuação expressiva. (interrogação, exclamação, reticências, aspas, etc.)
HABILIDADES – CONT.
  Inferir opiniões ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto.
  Inferir o tema ou o assunto principal com base na localização de informações explícitas no texto.

METODOLOGIA
 ATIVAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MUNDO
  ( “O que é sigla?”, ”Vocês conhecem alguma sigla de partido político? Qual é o significado dela?”)
  ANTECIPAÇÃO E CHECAGEM DE HIPÓTESES - LOCALIZAÇÃO E COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES -   PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS E GLOBAIS
        LEITURA ORAL, COM PAUSAS
  DURANTE A LEITURA, PERGUNTAS INSTIGANTES
  ESCLARECIMENTO DO SIGNIFICADO DE ALGUMAS PALAVRAS
 ALGUMAS  DICAS
       A leitura expressiva do professor será um referencial para os alunos: faça você a primeira leitura!
       Faça quantas pausas forem necessárias, de acordo com as dificuldades de cada turma.
       Sugestões de perguntas: Que tipo de pessoa usa esse vocabulário?  O que estão tentando decidir? Por que está tão difícil? Qual é a piada na sigla MMM?  Qual é a diferença entre república e monarquia?
       Esclarecer o significado de “arre”, “posição ideológica” e “dissidência”.
       USO DO DICIONÁRIO (após a leitura e interpretação orais)
       REESCRITA DE TRECHOS DO TEXTO, USANDO SINÔNIMOS
       INTERDISCURSIVIDADE - Que país é esse – Legião Urbana    (Vídeo com legendas)

AVALIAÇÃO
 LEITURA DRAMATIZADA DA CRÔNICA
(Elaboração em grupos; apresentação em duplas.)
 PRODUÇÃO DE TEXTO PARA BLOG DA ESCOLA - (Tema: Grêmio Estudantil)

ALGUMAS SUGESTÕES:
  Produção de texto argumentativo sobre a importância de escolher bem o Grêmio Estudantil e, posteriormente cobrar suas promessas de campanha.
  Esse texto poderá ter o formato de dissertação ou adaptado para uma carta de reivindicações – ou parabenização – ao grêmio da escola.
  Poderá ser publicado no blog da escola, jornal mural ou entregue diretamente a alunos do grêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário