1- Ativação de conhecimento de mundo:
1.1 Oralidade; questionamentos a partir do título do texto.- Quem já viu uma avestruz?
- O que sabem sobre essa ave?
- O que é “Floripa”? Onde fica Higienópolis?
- A que gênero pertence esse texto?
- De que vai falar o texto?
- Já que crônicas tratam de assuntos cotidianos, como uma avestruz poderia se encaixar em nosso dia-a-dia?
- Elementos da narrativa.
- Comparação da avestruz com um ser humano.
- Apresentar mais informações sobre a ave e perguntar e comparar com o que já conheciam sobre o assunto.
- Pedir aos alunos que recontem oralmente a história.
3 - Produção de inferências locais e globais
- Local (Floripa) – vocabulário de palavras desconhecidas para o aluno.
- Perfil do menino ( classe social, educação).
- Levantamento das palavras desconhecidas (pedir que escrevam o que acham que cada palavra significa e depois que comparem com a definição do dicionário).
- Qual o posicionamento do narrador em relação ao avestruz? Comparar com trechos do texto.
4 - Recuperação do contexto de produção:
- Informações sobre o autor e sua obra.
- Revisão sobre as características da crônica.
5 - Percepção de relações de intertextualidade:
- Crônica “O pintinho”, de Carlos Drummond de Andrade.
· A bola – Luis Fernando Veríssimo ( vídeo youtube)
7 - Avaliação:
- Em grupos, os alunos produzirão uma charge relacionada aos assuntos discutidos a partir do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário