sábado, 15 de junho de 2013

AVESTRUZ - MÁRIO PRATA

 
1- Ativação de conhecimento de mundo:
1.1 Oralidade; questionamentos a partir do título do texto.
  • Quem já viu uma avestruz?
  •  O que sabem sobre essa ave?
  •  O que é “Floripa”? Onde fica Higienópolis?
  •  A que gênero pertence esse texto?
1.2 - Antecipação e checagem de hipóteses:
  • De que vai falar o texto?
  • Já que crônicas tratam de assuntos cotidianos, como uma avestruz poderia se encaixar em nosso dia-a-dia?
2 - Localização e comparação de informações:

  •         Elementos da narrativa.
  •        Comparação da avestruz com um ser humano.
  •        Apresentar mais informações sobre a ave e perguntar e comparar com o que já conheciam sobre o assunto.
  •      Pedir aos alunos que recontem oralmente a história.

3 - Produção de inferências locais e  globais
  • Local (Floripa) – vocabulário de palavras desconhecidas para o aluno.
  • Perfil do menino ( classe social, educação).
  • Levantamento das palavras desconhecidas (pedir que escrevam o que acham que cada palavra significa e depois que comparem  com a definição do dicionário).
  • Qual o posicionamento do narrador em relação ao avestruz? Comparar com trechos do texto.

     4 - Recuperação do contexto de produção:

5 - Percepção de relações de intertextualidade:
  • Crônica “O pintinho”, de Carlos Drummond de Andrade.
6 - Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas

·         A bola – Luis Fernando Veríssimo ( vídeo youtube)
 
7 - Avaliação:
  • Em grupos, os alunos produzirão uma charge relacionada aos assuntos discutidos a partir do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário