sábado, 15 de junho de 2013

PAUSA - MOACYR SCLIAR




1- Ativação de conhecimento de mundo
Questionar o título “Pausa”
• O que vocês entendem por “pausa”?
Leitura do texto feita pelo professor, instigando o aluno a levantar hipóteses (leitura pausada).
2- Localização e comparação de informações
Inferências:
• Que trabalho é esse que necessita ser feito aos domingos?
• Samuel é funcionário ou patrão?
• Por que ele estaciona o carro duas quadras distantes?
• O que percebemos com a frase do gerente “Chegou mais cedo hoje”?
• Que mulheres são essas que o convidam a entrar no quarto?
• O gerente o chama de Isidoro. Por quê?
• .O que leva Samuel a fugir do convívio familiar todos os domingos?
3- Produção de inferências locais; produção de inferências globais
• Variações diacrônicas: Localizar informações que comprovem que o texto não faz parte do nosso cotidiano (“despertador de viagem", “deu corda”, “jornaleiro gritando”).

4- Recuperação do contexto de produção
• Apresentação do autor
5- Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
• Letra de música: Cotidiano
Abordar a diferença do ponto de vista de cada personagem
Localizar no texto trechos que comprovem o tempo cronológico:
• “as ruas úmidas de cerração”
• “às duas e meia da tarde”
• “Às sete horas o despertador tocou”
6- Percepção de outras linguagens

• Filme Click
7- Organizar uma roda de conversa
Uma das principais características da crônica é a observação do comportamento humano. O que podemos observar sobre o comportamento de Samuel?
• Promover um debate sobre: ética no casamento, individualidade, felicidade, sinceridade, etc.

9- Solicitar do aluno que expresse através de linguagem escolhida por ele (redação, desenho, música) o que aprendeu com a leitura do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário